Capa do artigo - Como prolongar a vida útil da corrente - publicado no blog da Vivemos Motor

Manter a corrente da moto em ordem é fundamental para preservar a vida útil da peça, sobretudo a segurança do piloto. Este componente exige cuidados especiais para preservar o bom funcionamento e evitar que a moto tenha qualquer dano relacionado a corrente.

Ainda assim, alguns não dão muita importância para a limpeza e lubrificação da corrente da moto. Outros já utilizam técnicas inadequadas que acabam diminuindo sua durabilidade. É por isso que iremos ver neste artigo, como e quando realizar a lubrificação da corrente.

Por que lubrificar a corrente?

A corrente é o componente da moto responsável por transferir a força gerada pelo motor para a roda traseira, e fazer com que a moto ande.

Ela está mais exposta a sujeiras como poeira, areia, barro ou água em excesso, e toda essa sujidade é levada pela corrente para outras partes da moto e podem causar maiores prejuízos se não forem limpos regularmente.

A sujeira pode gerar maior tensão na corrente durante a rotação e pode ocasionar o rompimento de algum elo. É melhor evitar que a corrente se rompa no meio da rodovia, não é mesmo?

Quando devo fazer a lubrificação da corrente?

O recomendado é lubrificar a corrente a cada 400 km ou 500 km aproximadamente, mas pode variar de acordo com cada fabricante. É aconselhado sempre consultar a periodicidade no manual da moto.

Outras situações recomendadas são logo após a moto ser lavada, ter tomado chuva ou ter passado longos períodos em estrada de terra. Caso tenha uma viagem programada, aproveite para fazer a lubrificação antes de sair de casa, para garantir o bom funcionamento da corrente e ter uma viagem mais tranquila e segura.

Com o que devo lubrificar a corrente?

Alguns acabam utilizando graxa branca, óleo ou desengripante, mas não pensam ou desconhecem as consequencias que estes produtos podem ocasionar.

A graxa aumenta o acúmulo de sujeira na corrente e é mais difícil de tirar na hora de lavar a moto, enquanto que o óleo pode ter algum componente em sua composição que podem agredir os retentores da corrente, além disso, há a possibilidade de sujar toda a roda e a própria roupa com os respingos de óleo.

Já o desengripante não possui a viscosidade necessária para aguentar a alta temperatura, o forte atrito e lubrificar a corrente.

Desta forma, utilize sempre um produto desenvolvido especificamente para tal função, é o caso do lubrificante de corrente Stärke.

O Lubrificante de corrente Stärke é um lubrificante spray:
💥 100% sintético
💥 Com exclusiva fórmula VISCOS, incolor com alta aderência, portanto, não haverá problemas com respingos ao usar a moto logo após a lubrificação da corrente da moto.
💥 Possui alto poder de lubrificação dos roletes e elos da corrente, especialmente em partes de difícil alcance (utilizando o prolongador).

A vantagem de usar um produto específico para esta função, está na resistência a água, maresia, soluções ácidas ou alcalinas e não perdem a qualidade quando expostos a temperaturas entre -35ºC e acima de 200ºC garantindo a durabilidade

Conheça mais do produto e sua aplicação assistindo o vídeo abaixo:

Como lubrificar a corrente?

01. Antes de iniciar o processo de lubrificação da corrente da moto, é importante fazer uma limpeza com a moto parada.

02. Neste processo, evite utilizar o diesel, querosene ou outros produtos que possam ser abrasivos para borrachas e partes plásticas.

Explicamos um pouco a respeito em outro artigo aqui no blog que você pode acessar clicando aqui. Toda a graxa e sujeira deve ser removida da corrente antes de fazer a lubrificação.

03. Com a moto devidamente limpa, coloque-a sobre um cavalete que permita a roda traseira ficar totalmente suspensa.

04. Com o lubrificante de corrente em mãos, dê partida na moto, engate a primeira marcha, ou se preferir, com a moto desligada, rode o pneu com as mãos – chame alguém para ajudar se for necessário – e aplique o spray à uma distância de 10 a 20 cm de distância até completar uma volta completa da corrente.

05. Não será necessário repetir o processo mais de uma vez, apenas uma única vez é o suficiente para deixar a sua corrente bem lubrificada e garantir o seu bom funcionamento.

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Referências: Chiptronic; Duas Rodas; Motonline;
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