Capa do artigo - como limpar a moto sem danificá-la - publicado no blog da Vivemos Moto

Aqueles que são apaixonados por sua moto, adoram dar aquele “talento” de tempos em tempos para realçar e preservar a beleza da sua companheira. Além, é claro, que em tempos de manutenção, a limpeza ajuda a identificar possíveis vazamentos.

O fato é, a limpeza da moto evita que se acumule sujeiras como lama, graxas e poeiras que podem causar desgaste de peças. Aumentando a possibilidade de corrosão, do atrito entre elas e, igualmente, reter umidade e salinidade indesejadas que também contribuem para prejudicar as peças móveis.

A moto em geral, possui partes muito delicadas que ficam mais expostas do que em outros veículos, como filtros, fios, componentes elétricos. Possui muitos componentes móveis que são protegidos por anéis de borracha e peças plásticas, como os pedais e a corrente de transmissão. É por isso que na hora de fazer uma limpeza de moto, alguns cuidados e uso de produtos corretos é mais do que necessário.

Diesel, querosene e derivados

Foto com foco no motor de uma motocicleta

Comumente, o diesel é usado para limpar o motor ou a corrente da moto a fim de remover as sujeiras mais pesadas. O processo de limpeza com diesel, além de ser mais poluente, deixa uma camada oleosa onde foi usado, voltando a atrair sujeira para aquele local.

O que muitos não sabem é que o óleo diesel é um derivado do petróleo e assim como a querosene, possui enxofre na sua composição. Ao entrar em contato com a água e o ar, o enxofre se torna corrosivo para as peças plásticas e borrachas, portanto, o óleo diesel poderá diminuir a vida útil destas peças fazendo com que ressequem mais rapidamente, gerando vazamentos no motor, ressecamento da pintura, oxidação de partes metálicas, a quebra de uma peça plástica, a corrosão de um componente elétrico ou dos anéis de borrachas presentes na corrente de transmissão (os O-rings), e principalmente, pode diminuir a sua segurança ao pilotar a moto.

Produtos de limpeza para motos

Mão de uma pessoa lavando a moto na garagem

Para lavar a moto, usar xampu específico para veículos com uma esponja macia e água em abundância já são mais do que suficientes, mas fique atento com a pressão da água, jatos muito fortes podem causar problemas.

Pensando em proporcionar uma moto mais limpa e segura, diversos fabricantes trabalham para desenvolver novos produtos para lavar moto que são capazes de eliminar a sujeira e dar aquele brilho que tanto quer.

Há diversos produtos para revitalizar os faróis e partes plásticas ou fazer polimento, inclusive, já existem produtos desenvolvidos para lidar com as sujeiras mais pesadas, como a graxa. É o caso do Tira Graxa STÄRKE, um desengraxante multiuso, desenvolvido para limpeza de motores e correntes – além de ser aplicável em diversas ocasiões – remove a graxa, óleo, fuligem e sujeiras das superfícies da sua moto. Você pode conhecer mais a respeito deste produto assistindo ao vídeo abaixo:

Só não esqueça de lubrificar a corrente após limpá-la, assim seu kit transmissão ficará limpo, protegido e com vida útil prolongada, pronto para rodar!

Contudo, procure realizar a lavagem da moto em uma área coberta com sombra para evitar manchas na pintura.


Acesse nosso site, siga nossas redes e até a próxima!

Referências: Alunos Online; Alunos Online; Carboroil; Educa+ Brasil;  Terra: Economia; Tribuna do Norte; Quatro Rodas;
Please follow and like us:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *