Como surgiu a primeira moto do mundo?
O mercado de motos hoje é um nicho que está em constante expansão. Seja para hobbie, trabalho ou até mesmo para maior independência. As motos fazem parte de nossas vidas e é um bem disputado, querido e aclamado.
Mas onde surgiu a primeira moto,
e como isso aconteceu?
Bom, existem várias teorias que nos levam a diversas pessoas da história. A começar por Leonardo da Vinci, que idealizou as primeiras bicicletas e motocicletas, mas a execução só ocorreu em 1869, por duas pessoas que não se conheciam e ao mesmo tempo.
Isso mesmo, parece meio doido né?
Os inventores foram um americano e um francês, Sylvester Roper e Louis Perreaux respectivamente.
Eles pesquisaram sobre e desenvolveram os primeiros modelos de motocicleta. Era basicamente uma bicicleta equipada a vapor, ou seja, com um motor de cilindros acionados por carvão.
Nessa época, locomotivas, navios e ônibus a vapor já eram comuns nos diferentes cantos do mundo, o que ajudou na popularização de mais um automóvel no segmento.
Andando e espantando…
O problema é que a motocicleta era muito barulhenta e fedida. Exalava mau cheiro por onde passava, além de assustar os cavalos que transportavam as pessoas da alta sociedade na época.
Foram anos de experiência e aperfeiçoamento, até que em 1920 o projeto foi abandonado definitivamente. Isso porque os experimentos não foram suficientes para tornar o motor a vapor adequado para veículos leves como motocicletas.
Porém, esses anos de estudos ajudaram no aperfeiçoamento em locomotivas e navios.
Chegamos em 1885;
Ano em que o Alemão Gottlieb Daimler, com auxilio de Wilhelm Maybach, instalou um motor a gasolina de um cilindro, em uma bicicleta de madeira adaptada com o objetivo de testar a praticidade do novo propulsor.
Foi aí que nasceu a primeira motocicleta com motor de combustão interna.
Quem teve a honra de ser o primeiro piloto foi Paul Daimler, filho de Gottlieb, aos 16 anos de idade. O motor de Daimler e Maybach, funcionava pelo ciclo Otto e tinha quatro tempos.
A invenção genial de um motor de combustão interna, abriu oportunidades para fabricação de motocicletas em escalas industriais.
Onde colocar?
Uma dúvida na época era onde instalar o propulsor. Devido a falta de consenso, existiam exemplares com o posicionamento do motor em diferentes lugares, tal como, atrás do selim, sob o quadro da bicicleta, no cubo da roda dianteira, na frente do guidão, entre outros.
Somente no início do século XX que foi adotado o melhor local para instalação do motor: Na parte interna do triângulo formado pelo quadro, norma essa que é seguida até os dias de hoje.
Com o passar dos anos, foram surgindo fábricas de motocicletas, e dentro de 16 anos após a fundação da primeira, já existiam cerca de 394 empresas do ramo espalhadas pelo mundo.
A partir daí, foram diversas gerações de motos inventadas, cada vez melhores, com design, potência e qualidade mais exclusivas que nos encantam até hoje.
Aproveite e leia também:
- Militec-1 – Quais os benefícios? Vale a pena?
- Como prolongar a vida útil da corrente?
- Como limpar a moto sem danificá-la?
- Pandemia: Moto parada também precisa de cuidados
- Como limpar meu capacete corretamente?
Referências: Tudo de motos; Sport Bay; Viagem de Moto. Imagens: Google