Pandemia: Moto parada também precisa de cuidados
Por consequência do isolamento social, muitos motociclistas estão com as motos paradas na garagem, sua companheira de aventuras e parceira de trabalho, requer cuidados!
Separamos algumas dicas que te ajudarão a manter sua moto em bom estado, mesmo parada.
• Escolha um local adequado para a moto
O ideal é que a moto esteja estacionada em local coberto, com boa ventilação, livre de umidade, e de preferência, em um chão plano.
Caso não tenha como deixar em um local coberto, utilize uma capa de proteção e cubra toda a extensão da moto. As capas auxiliam na proteção da pintura durante a exposição ao Sol, chuvas ou sereno.
Utilize o cavalete central, afim de aliviar a carga de peso sobre os amortecedores e pneus e impedindo que haja deformidade em suas estruturas.
• Prolongue a vida útil do pneu
Mantenha os pneus sempre bem calibrados, de preferência, com a carga de PSI máxima estabelecida no manual do fabricante.
Para os casos em que a moto não tem cavalete central ou você não tenha o suporte de apoio para o quadro, uma alternativa é movimentar a moto algumas vezes por semana para evitar que o pneu fique pressionado em um único ponto.
• Deixe o tanque cheio!
Abasteça com gasolina de alta octanagem, a probabilidade de haver alguma oxidação do fluido e corrosão interna nos componentes do motor serão muito menores.
Para motos com carburador e não injeção eletrônica a atenção deve ser redobrada:
Para evitar que gasolina entupa o sistema de carburação, devido a formação de “borra”, feche a torneira de reserva e mantenha o motor em funcionamento até que a cuba de combustível seque.
• Lubrifique as peças
É muito importante lubrificar as correntes com produto específico para não ressecar os retentores e não acumular poeira, evite o uso de solventes.
Os cabos do acelerador, se não forem eletrônicos, também devem ser lubrificados.
Se não houve troca de óleo do motor antes do tempo de parada, é recomendado que faça a troca.
• Mantenha a moto limpa
Quando for lavar a moto evite o uso de produtos químicos, principalmente nas áreas cromadas e no quadro. Água, sabão e uma boa secagem, já serão suficientes para a limpeza.
Nas outras partes da moto, utilize produtos de limpeza específicos, seja para remoção de graxa ou revitalização dos faróis.
• Vida útil da bateria
A bateria será o item mais prejudicado durante o período de isolamento.
Uma vez por semana: Ligue a moto e dê algumas voltas no quarteirão,
Para que o sistema faça a recarga da bateria lembre-se de desligar os dispositivos elétricos e eletrônicos.
Ligar a moto e deixá-la parada não basta, só irá gastar a carga da bateria.
Utilize sempre equipamentos de segurança ao sair com a moto, mesmo em curtas distâncias e pouco tempo de uso.
Ao estacionar a moto novamente, retire o cabo do polo negativo da bateria, o lado que possui o desenho do sinal de subtração (-), e tome todo o cuidado para mantê-lo bem isolado.
Caso a bateria não seja acessível, como é muito comum em motocicletas de grande cilindrada, a alternativa é colocar a moto sobre um cavalete que esteja isolado para evitar a fuga de corrente elétrica.
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado! E que sua moto esteja pronta para voltar a rodar, quando for possível.
Acesse nossa loja e confira os produtos disponíveis, são mais de 2 mil itens para manutenção e cuidado com a sua moto. Preços competitivos no mercado e pagamento em até 12x, entrega rápida e segura.
Referências: Auto Papo; Infomoto; Motonline