A história e origem do Sino Guardião
Certamente você já deve ter visto motociclistas usarem um pequeno sino em suas motos ou simplesmente já devem ter lido ou ouvido histórias a respeito da lenda do Sino Guardião, pois ele é conhecido também internacionalmente como Guardian Bell, Biker Bell ou Ride Bell.
A lenda diz que os sinos protegem os motociclistas dos maus espíritos – conhecidos como gremlins – que vagueiam pelas estradas e são os responsáveis por prejudicar os pilotos durantes as suas viagens. Os sinos são como uns amuletos da sorte para os motociclistas do mundo inteiro. Embora, há quem diga que o sino é apenas uma tradição entre os pilotos como um gesto de amizade e apreço pelo colega de estrada.
Origem da lenda
Não há uma resposta clara a cerca da origem da lenda, são diversas explicações diferentes que contam como surgiu a tradição e superstição do Sino Guardião.
2ª Guerra Mundial
Há histórias que dizem que a tradição veio de ex-militares da segunda guerra mundial que usavam sinos em suas aeronaves como forma de proteção e com o fim da guerra, trouxeram a tradição para as suas motos.
Proteção e companhia
Outras histórias contam que a origem se deu através dos grandes aventureiros e suas longas viagens de travessia pelas montanhas, onde aconteciam diversos acidentes e muitos deles eram fatais.
Os acidentes eram relatados com frequência nos encontros destes motociclistas, até que um dia um deles resolveu fazer uma longa viagem pelas montanhas, uma região deserta e perigosa, e pendurou um sino que ganhou de presente antes de partir em viagem e assim seguiu até retornar em segurança, sem nada ter acontecido.
Ao retornar da viagem, o motociclista relatou que o som do sino não o deixava se sentir sozinho e ele acreditava que, graças ao som emitido, o protetor se mantinha por perto dele durante toda a viagem.
Desde então, tornou-se uma prática entre os motociclistas darem um sino de presente aos amigos para que estejam protegidos durante as suas viagens.
Criaturas místicas
Outra história, essa mais mística, conta que um motociclista que estava voltando do México carregado com presentes para crianças, foi surpreendido por criaturas místicas que o fizeram perder o controle da moto e caísse por baixo dela.
Para espantar as criaturas, o motociclista arremessou os brinquedos com o intuito de afastá-las e, ao pegar um sino entre os presentes, o tilintar dele fez com outros motociclistas na estrada pudessem ouvi-lo e vir ajudar com as criaturas. Dizem que estas criaturas malignas das estradas se espantam ao ouvir um Sino Guardião se aproximando.
Não ande mais rápido que o seu protetor
Contudo, a origem mais histórica remete aos tempos em que os Estados Unidos ainda era colônia e, portanto, muito habitado por indígenas. Sempre que os indígenas saiam para a caça, eles amarravam pequenos ossos em seus pés como forma de pedir proteção aos deuses locais para que os espíritos malignos não se aproximassem durante a caça.
O rito consistia em obedecer a uma única regra, “Não ande mais rápido que o seu protetor”, a regra fazia alusão ao fato que se andassem muito rápido, os ossos não fariam o barulho que garantia a proteção do seu portador.
Quando os europeus chegaram a América e assim a colonizaram, diversas carruagens foram assaltadas por indígenas locais, mas apenas uma carruagem conseguia passar ilesa por todos os territórios que frequentava.
Um dos cocheiros desta carruagem era filho de um indígena local e sempre que era necessário sair em grandes viagens, pendurava ossos secos em um local alto de sua carruagem para que som pudesse propagar mais facilmente. Com o passar dos anos, os ossos foram sendo substituídos por sinos metálicos para o som ser mais alto e o recado ser passado mais rapidamente.
Como a lenda diz que os sinos funcionam
As estradas estão repletas de espíritos malignos, os já mencionados “gremlins”, que buscam atrapalhar os motociclistas viajantes com problemas mecânicos ou elétricos nas motos, dessa forma, com o tilintar do sino graças ao movimento da moto, estes espíritos são atraídos para dentro da parte oca do sino, enlouquecendo com som do sino e são arremessados para a estrada novamente para perturbar outro motociclista que não está devidamente protegido.
Como resultado, a origem dos buracos nas estradas é atribuída a este momento em que os “gremlins” são arremessados novamente a estrada.
As regras para ter um Sino Guardião
Existem algumas “regras” que fazem parte da tradição do Sino Guardião para garantir o seu funcionamento.
- Você tem de ganhar o sino como presente
Para que funcione corretamente, o sino guardião deve ser dado a um motociclista como presente por uma pessoa querida. De acordo com a lenda, o efeito do sino só é acionado quando ele é fruto de um gesto de boa vontade por parte de alguém, especialmente de outro motociclista. Além disso, dizem que junto com Sino Guardião vai parte do espírito, da história e da lenda do motociclista que iniciou esta tradição com coragem e muita determinação.
- Ele deve ser fixado na parte baixa da moto:
O sino deve estar bem fixado na moto, o mais comum é estar preso por um anel de chaveiro, pois os “gremlins” ficam escondidos na estrada e se agarram na moto quando ela passa por eles, sendo assim, o sino guardião deve ser a primeira coisa que os espíritos malignos entrem contato na estrada para que sejam capturados imediatamente.
- E removido quando a moto for vendida:
O sino deve ser mantido pelo dono, pois ele é fruto de uma gentileza de alguém que se preocupa com ele, podendo ser transferida para outra moto. Mas, se a venda da motocicleta for realizada o antigo dono quer que o novo tenha o sino, ele deve removê-lo da moto e entregar nas mãos do novo proprietário.
Lembre-se, um sino que não é dado de boa vontade, perde sua função de proteção.
- Quando um sino é roubado, os gremlins vão com ele:
Se o sino for roubado de uma moto, os espíritos que estiverem presos vão com ele e o sino não conseguirá mais afastá-los, por consequência, quem roubou será atormentado por todos os espíritos que aquele sino aprisionou.
Apesar de não ter uma comprovação para a lenda, a tradição continua viva até hoje e atualmente os sinos possuem diversos formatos, acabamentos e decorações com diferentes relevos que vão desde desenhos como caveiras, anjos, formas geométricas e até as marcas de algumas fabricantes.
É uma maneira divertida de dar as boas-vindas a um novo integrante da comunidade, batizar a nova motocicleta ou como um simples gesto de apreço pela segurança do amigo.
Você já conhecia a lenda do Sino Guardião? Quais são as outras histórias que você conhece a respeito deste místico objeto?
E não se esqueçam, nunca pilote mais rápido do que o seu anjo da guarda possa voar!
Aproveite e leia também:
- Militec-1 – Quais os benefícios? Vale a pena?
- Como prolongar a vida útil da corrente?
- Como limpar a moto sem danificá-la?
- Pandemia: Moto parada também precisa de cuidados
- 3 DICAS para você que é Entregador ou Motoboy.
Referências: Club 1903 Motorcycles; Guardian Bell; Moto Tour; The One Harley-Davidson; Viagem de Moto