Com o tempo de uso dos motores dos veículos, há formação de uma camada de carbono nas partes relacionadas a admissão e ignição do motor.

Como ocorre a carbonização?

A carbonização dos motores é resultado da queima parcial do combustível ou pelo uso de combustível de má qualidade. Mas, a carbonização pode surgir como consequência de uso do veículo em trânsito intenso ou percursos curtos com frequência e também por falta de manutenção preventiva e modo de condução do motorista.

Quais os sintomas da carbonização do motor?

Os resíduos de carbono se acumulam em torno das válvulas, cilindros, pistões, corpo de borboleta e podem prejudicar o funcionamento da sua moto ou carro, causando falhas na ignição, aumentando o consumo de combustível ou causando maior emissão de gases poluentes pelo escape.

Quais os tipos de limpeza da carbonização do motor?

Existem dois tipos, a limpeza física e a química, porém a escolha do método de limpeza depende do estado de carbonização das peças do motor. A limpeza física consiste na desmontagem das peças do motor, como cabeçote, remoção das válvulas de admissão e escape para realização da raspagem dos depósitos de carbono. É considerada uma limpeza mais demorada e consequentemente mais cara, pois envolve trabalhos manuais como a desmontagem do motor, além do banho químico nas peças.

Já a limpeza química é mais simples de ser realizada, pois trata-se de uma limpeza interna no motor, como a realizada com descarbonizantes spray para motor. Esse método tem a vantagem de ser mais rápido e fácil de fazer, pois não necessita de desmontagem das peças do motor, podendo ser feita tanto nas partes superiores do motor, quanto internamente, através da admissão no corpo de borboleta.

Comparativo antes e depois da limpeza realizada com descarbonizante de motor spray

Os descarbonizantes spray foram feitos para realizar as manutenções preventivas e remover o excesso de carbono nas partes essenciais para o funcionamento correto do motor. É um método eficiente que impacta na redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes do veículo. Quando utilizado para limpeza das peças externas do motor, o descarbonizante spray recupera o aspecto limpo e original das peças.

Comparativo antes e depois da limpeza realizada com descarbonizante de motor spray

Devo realizar a descarbonização do motor com frequência?

Não é recomendado que se faça a descarbonização com frequência, pois o uso recorrente do descarbonizante pode danificar sensores do motor que são mais sensíveis a química deste tipo de produto. Portanto, o recomendado é que se faça uma revisão no sistema de injeção pelo menos a cada 20 mil km, e neste momento, verificar se há necessidade de realizar o procedimento de limpeza e remoção dos resíduos de carbono presentes no motor.

Como posso evitar a carbonização do motor?

O meio mais fácil de se evitar a carbonização das partes do motor, é realizando as manutenções preventivas periodicamente. Existem outras práticas que podem ajudar a diminuir a possibilidade de formação destes resíduos de carbono, como por exemplo, evitar ficar com o veículo parado logo após a partida e evitar percorrer distâncias curtas, essas práticas fazem com o que motor trabalhe abaixo da temperatura ideal e sem a lubrificação correta, tornando possível a carbonização do motor. Além disso, abastecer o veículo com combustíveis de boa qualidade ajudam não só no desempenho, como não haverá sobras do combustível dentro da câmara de combustão permitindo a formação de resíduos de carbono.


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Referências: DPK; Black Prime; Torino Soluzioni Ambientali; Canal da Peça; Nihon Tech;
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