Capa - Quais os primeiros passos para comprar uma moto | Blog da Vivemos Moto

Está com dúvidas sobre quais passos seguir para conseguir acertar na escolha? Comprar um veículo, o que inclui comprar uma moto, ainda é um desejo para uma parte da população brasileira.

Segundo a pesquisa realizada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em parceria com a Webmotors, 89% dos consumidores que tinham a intenção de comprar um veículo em 2020 não desistiu, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia.

A motivação em adquirir um veículo se dá tanto pela liberdade de movimento, quanto para evitar o uso do transporte público, principalmente durante e pós pandemia.

As motocicletas são uma ótima alternativa, principalmente econômica, pois são mais baratas que os carros, tanto em relação à compra quanto à manutenção.

Existem motos de valores variados e requer cautela para garantir alívio ao bolso e atenção, principalmente se o piloto estiver estreando na direção.

A escolha da moto adequada

Para garantir a escolha da moto adequada e ter um melhor custo benefício, é preciso saber quais são a suas intenções de uso diário. Mesmo que as emoções acabem pesando, fique atento em alguns fatores importantes na hora de tomar uma decisão.

  1. A moto será para trabalho ou lazer?
  2. Será para uso diário na cidade ou apenas aos finais de semana?
  3. Os trajetos serão longos ou curtos?
  4. Você irá percorrer por ruas asfaltadas ou de terra?

Ter essas repostas na “ponta da língua” sobre a sua rotina fará com que você consiga definir o modelo adequado para o seu bolso e para o seu estilo, afinal, quem não gostaria de ter uma moto diferente da maioria que roda por aí, não é?

Curtas distâncias

Se a sua intenção é rodar curtas distâncias dentro do perímetro urbano, motos de baixa cilindrada e menor potência são mais recomendadas por terem um preço mais acessível e serem mais econômicas no consumo de combustível.

Piloto de 1ª viagem

A recomendação é ainda maior caso seja um piloto de primeira viagem, pois, como o risco de tombos é maior devido a falta de experiência, não vale a pena investir em um veículo de alto valor e potencia. Motos de baixa cilindrada tendem a ter um custo de manutenção menor que os modelos maiores.

As Scooters possuem uma vantagem de baixo consumo de combustível que podem chegar a 40km, as vezes 50km por litro.

Viagens longas

Se as suas viagens forem longas, vale a pena dar uma atenção para motos mais robustas, apesar do gasto ser maior, a sua segurança na pilotagem precisa ser levada em consideração.

Como se organizar financeiramente

Como se organizar financeiramente para comprar uma moto

Sabemos que muitos tem o sonho de comprar uma moto própria, mas alguns acabam comprando por impulso e com isso vem o endividamento por falta de planejamento e conhecimento da própria realidade, além da disciplina para manter todas as obrigações financeiras em dia.

Controlar os gastos

A parte mais fácil na hora que comprar a moto é escolher o modelo, a cor e potência desejada, a tarefa mais difícil será anotar gastos e qualificar aquilo que é desnecessário ou supérfluo para começar a ter uma vida financeira mais regrada.

Ter consciência dos seus gastos irá te ajudar a reconhecer o que de fato é necessário e o que pode ser cortado.

Reserva

Após cortar os gastos, planeje guardar uma quantia mensal para realizar a compra da sua tão desejada e sonhada moto. O planejamento e economia farão com que você esteja com ela o quanto antes em suas mãos, além de lhe dar mais confiança para fechar o negócio.

Analise as opções do mercado que cabem no seu bolso

São diversos meios que permitem a compra de uma moto, seja à vista, financiada ou através de um consórcio. Se as suas principais opções forem a compra à vista ou financiada, é óbvio que você terá que contar com a sua reserva financeira para conseguir realizar a compra, portanto, tenha em mente qual é a quantia que tem disponível para realizar o pagamento. É importante não usar toda a sua reserva para realizar a compra, pois, desta forma, você mantém uma reserva emergencial disponível para alguma eventualidade.

Financiamento

Caso opte por comprar uma moto através do financiamento, as financeiras costumam pedir 20% do valor da moto para financiar os 80% restantes com taxas de juros que podem variar bastantes, desta forma, compare as marcas, concessionárias e instituições financeiras e encontre aquela que ofereça as melhores taxas de juros e as parcelas que melhor cabem no seu bolso.

Consórcio

Participar de um consórcio é para quem não tem pressa em adquirir o veículo, visto que ele funciona como uma “poupança comunitária” e o comprador “ganha” o direito de compra através de um sorteio realizado em assembleia diante do seu grupo participante.

Atenção

Independente de qual modelo de moto você escolha e qual a forma de compra, lembre-se que haverá custos adicionais:

MOTO 0KM:
Se a sua escolha for uma moto zero-quilômetro, terá custos obrigatórios como emplacamento, IPVA, DPVAT (seguro obrigatório) e demais taxas do Detran.
MOTO USADA:
Para moto usada há o custo da DUDA de transferência e a troca da placa antiga pela nova, se for necessário.

Aproveite e conheça a nossa loja, temos diversos produtos para a sua moto:


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro
das ofertas e toda as novidades!

Referências: Agência Brasil; Cometa Honda Moto Center; Cometa Honda Moto Center; Falando em Moto; O Globo: Economia; Grão; Mastter Moto; Tudo de Motos; Web Motors; Web Motors;
Please follow and like us:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *