Capa - Diferença entre freios-abs-e-freios-cbs.png 27 de junho de 2020 Blog da Vivemos Moto

Em 2014, a Honda lançou as primeiras motos de baixa cilindrada com a nova tecnologia de freios CBS através da linha 2015 dos modelos CG 150. O lançamento era parte de uma política global da companhia com foco em segurança do usuário. Desde então, outras marcas aderiram ao sistema de assistência de freio, mas ainda há dúvidas nos motociclistas casuais e com pouca experiência a respeito da diferença entre os freios CBS e freios ABS.  

Neste artigo, apresentaremos as diferenças e as características de cada tecnologia.

Freios ABS

O ABS (Anti-lock Braking System), ou Sistema Antitravamento dos Freios, impede que as rodas travem e derrape a moto durante a frenagem de emergência. Desse modo, os freios contam com ajuda de um sistema eletrônico que faz o monitoramento das rodas e aplicam a força necessária para realizar a frenagem, permitindo a redução da distância de frenagem em até 30% em relação ao sistema tradicional de freios.

Os freios ABS possibilitam que a motocicleta tenha mais estabilidade e o piloto não perca o controle sobre o veículo, conseguindo fazer desvios e manobras evasivas sem muitas dificuldades.

Reprodução: Yamaha Motor Global

Freios CBS

Os freios CBS, do inglês Combined Braking System, ou simplesmente Sistema de Freio Combinado, tem o papel de combinar a força de frenagem das rodas de acordo com a necessidade da ocasião.

Diferente do sistema ABS, os freios com CBS não impedem o travamento das rodas, ele simples irá distribuir a frenagem para as 2 rodas da motocicleta, sendo uma maior porcentagem de força no freio dianteiro quando acionado pelo manete ou maior porcentagem de força no freio traseiro quando acionado pelo pedal.

O sistema CBS permite que motocicleta tenha a distância de frenagem reduzida em relação as motos que não são equipadas com este sistema. Em alguns casos, a diferença de frenagem pode chegar a 10 metros a menos para as motocicletas equipadas com o freio CBS.  

Reprodução: Motonline

Disponibilidade

Ambas tecnologias, ABS e CBS, foram desenvolvidas pensando na segurança dos pilotos e assim contribuir com a diminuição das taxas de acidentes de trânsito. Mas, a principal diferença entre os sistemas está em seu custo, seja de produção quanto no de aquisição.

Os freios ABS começam a ser disponibilizados como opcional apenas nos modelos de motocicletas com motores acima de 300 cilindradas, enquanto os freios CBS estão disponíveis em motocicletas de baixa cilindradas e mais usadas no dia a dia urbano. Dessa maneira, os freios CBS vieram para suprir uma demanda de mercado de pilotos casuais, inexperientes ou profissionais, onde há maior volume e consequentemente mais uso da motocicleta se comparado com as motos de maior cilindrada.


Apesar do sistema auxiliar na sua segurança, corrigindo uma falha relacionada a técnica de frenagem do piloto ou simplesmente aumentando a eficiência do sistema de freios, é sempre importante lembrar que o melhor sistema para a sua segurança ainda é o uso do bom senso e cautela durante a condução, procure sempre respeitar os limites de velocidade e distanciamento dos veículos a frente.


Gostou deste artigo? Aproveite e leia também:

Referências: Auto Esporte; Duas Rodas; Moto, Segurança e Trânsito; Quatro Rodas; Auto Papo; Motonline;
Please follow and like us:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *