As velas são um item muito importante para o bom funcionamento do motor. Vários problemas são causados devido ao desgaste ou mau estado destes dispositivos elétricos, como por exemplo, o excesso no consumo de combustível, perda de potência do motor, falhas no momento de aceleração e dificuldade na partida.

Se as velas não estiverem funcionando corretamente, comprometem o funcionamento de outras peças. Portanto, o cuidado com a vela de ignição é só o primeiro passo.

Demonstração de uma vela com desgaste e outra nova.

Quando devo trocar a vela de ignição?

O tempo para a troca das velas de ignição podem variar de acordo com as recomendações do fabricante podendo chegar de 10 a 20 mil km, porém, o tempo em que a moto fica parada no trânsito sem aceleração também devem entrar nesse cálculo. Por mais que não haja registro de quilometragem, o fato de estar em funcionamento causa desgaste nos componentes do motor, o que inclui a vela. Se estiver com dúvidas a respeito se é o tempo certo para realizar a troca da vela, consulte seu mecânico de confiança e peça uma avaliação.

Enroscamento ou Assentamento

A vela é um item fácil de realizar a troca, se você já tem o costume de fazer por conta própria, é importante se atentar ao enroscamento da vela, pois uma vela mal assentada pode provocar perda de compressão do motor.

Verifique as especificações da vela a ser utilizada no motor da sua moto de acordo com o fabricante, os itens mais importantes a serem verificados são: o grau térmico, que está indicado no corpo da vela, e o comprimento da rosca da vela.

Uma vela com especificações erradas pode gerar queima inadequada, superaquecimento, perda do eletrodo massa da vela ou até causar uma colisão com o pistão, caso a vela tenha um comprimento maior que o indicado.

Flash-Over

O flash-over é a falha mais comum decorrente da falta de manutenção da vela, ocorre quando o desgaste já está acentuado, quando a mistura de ar/combustível é muito pobre ou quando o ponto de queima do motor está desregulado, ou seja, está atrasado, dificultando a centelha dentro da câmara de combustão.

Marcas causados por um flash-over na vela de ignição

Este tipo de falha gera uma marca muito característica na vela de ignição, por isso será necessário fazer a troca do cabo de ignição no mesmo momento que fizer a troca da vela. Caso, seja feita apenas a troca de uma das peças, o problema pode ser cessado momentaneamente, mas após algum tempo de uso a peça antiga irá danificar a nova e os problemas retornarão.

Se tiver dúvidas ou dificuldades, procure sempre um mecânico de confiança para realizar este processo de troca.

Aproveite e leia também:


Referências: Auto e Técnica; Estadão; NGK NTK; Magnetron; Notícias Automotivas
Please follow and like us:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *